Notícias do Palmeiras

Voltando as origens? Palmeiras tem dois jogadores italianos em seu elenco

O Palmeiras foi fundado por imigrantes italianos em 1914 e teve como primeiro nome Società Sportiva Palestra Italia

Por Rafael Pereira

O Palmeiras foi fundado por imigrantes italianos em 1914 e teve como primeiro nome Società Sportiva Palestra Italia
O Palmeiras foi fundado por imigrantes italianos em 1914 e teve como primeiro nome Società Sportiva Palestra Italia

A história do Palmeiras remete a 1914, no bairro do Brás em São Paulo, onde à época já havia uma grande colônia italiana e que empolgada com a excursão do Torino e do Pro-Vercelli resolveram fundar um clube. A maioria dos italianos que ali morava trabalhavam nas Indústrias Matarazzo, família de origem italiana muito famosa e importante na cidade de São Paulo. Assim, no dia 26 de Agosto daquele ano, foi fundada a Società Sportiva Palestra Italia para dar a merecida representatividade aos italianos que moravam no Brasil.

Ao longo dos anos, o Palmeiras teve muitos jogadores que ou eram filhos ou netos de italianos, ou até mesmo haviam nascido por lá e vindo para o Brasil ainda crianças ou jovens. Assim, o clube mantém a tradição de ter muitos torcedores de origem italiana. Em março de 1942, Getúlio Vargas instituiu o decreto que proibia a qualquer entidade de usar nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A Segunda Guerra Mundial, portanto, foi fundamental na mudança no nome do clube, que deixaria de ser Società Sportiva Palestra Italia e passaria a se chamar Palmeiras.

A troca serviu como uma forma de homenagear a extinta Associação Atlética das Palmeiras e também como uma forma de manter o tradicional “P” no escudo do time. Naquele ano, a equipe liderava o Campeonato Paulista e a primeira partida após a troca do nome, foi contra o São Paulo, um dos times que mais pressionou pela troca do nome. 

O jogo era válido pela penúltima rodada do torneio estadual e poderia dar o título ao Verdão de forma antecipada. E foi o que aconteceu, o Palmeiras vencia por 3 x 1 quando a arbitragem marcou um pênalti e revoltados os adversários se recusaram a continuar a partida. No dia seguinte no jornal uma icônica frase na manchete: “Morreu líder, nasceu campeão”.

Dois atletas do atual elenco tem nacionalidade italiana

Dois jogadores do atual time do Palmeiras ajudam a manter a tradição de italiano no clube mais italiano do país. São eles Piquerez e Zé Rafael, ambos tem a Itália como segunda nacionalidade, com o lateral-esquerdo tendo nascido no Uruguai e o meio-campo sendo brasileiro. Os dois atletas são peças importantes no elenco do clube e nessa temporada podem ter sido fundamentais na arrancada do time rumo ao 12º título do Brasileirão, ambos fazendo gols importantes.


Mais notícias